A Guemará é clara ao dizer: “Nunca houve dias tão maravilhosos para o povo judeu como o dia 15 de Av e Yom Kipur”. O dia 15 de Av é essencialmente maravilhoso, pois sabemos que coisas incríveis e maravilhosas aconteceram neste dia. É o dia em que o amor reflete. Qual amor reflete neste dia? O amor de H’shem por nós.
Você poderia me perguntar; onde fica Yom Kipur neste contexto? Muitas pessoas têm medo de Yom Kipur, neste Dia, não colocamos uma só gota de água na boca ou de algum alimento. Mas, pense, com um pouco de emunah [fé judaica], você irá compreender, através sua consciência espiritual que estaremos muito felizes neste Dia.
A mensagem do Todo-Poderoso é clara, da qual nos diz para deixarmos de lado as necessidades físicas para um dia muito especial e nos concentrarmos em unir nossa alma a Ele. E como fazemos isto? Certa vez o Rebe Nachman disse a seus alunos: “Se desejar, você fará; e se você não desejar, não vai fazer”. Seus discípulos explicam que o Tsadik está se referindo a “oração”.
Mas, por que ele disse isto? Sabemos que oração é necessária para transformar o desejo de santidade em uma prática diária. Por isso, é preciso orar muito para implementar o que se deseja. Yom Kipur é o dia que nos dá essa oportunidade tão especial. A Torah diz [Devarim 30:14]: “Este [o mandato da Torah] está muito perto de você. Está na sua boca e no seu coração para fazê-lo”.
A Torah está nos dizendo que, através da oração, podemos cumprir todos os seus preceitos. Em suma o que quero dizer a todos vocês é que a Teshuvá [retorno a raiz original] de um indivíduo depende de sua oração. Uma pessoa que não reza, não têm de fato, livre arbítrio.
Por que? Porque para obter todas as nossas necessidades espirituais e para corrigir nossas deficiências espirituais, precisamos de uma quantidade enorme de orações. Somente H’shem pode nos ajudar a conseguir o que queremos, superando obstáculos e dando o conselho certo.