É muito provável que quase todos já tenham tido sonhos um tanto quanto perturbadores, mas você já teve um destes sonhos, porém não conseguiu se lembrar? Nossos Sábios recomendaram fazer a seguinte reza enquanto os kohanim estão abençoando as pessoas [Berachot 55b]:
“Mestre do mundo! Meus sonhos e eu pertencemos a Ti. Se os sonhos são bons, ampare-os como os sonhos de Yossef. E se eles precisam ser remediados, conserte-os como as águas amargas que Moshe adoçou.
Assim como Tu transformastes as maldições de Bilam em bênçãos, faça todos os meus sonhos serem os melhores”.
Parashá Balak: transformando sonhos maus em bons
Bom, há duas maneiras pelas quais as más notícias podem ser transformadas em boas. Em primeiro, os meios permanecem perturbadores, mas o resultado final é bom. Um exemplo disso é Yossef sendo vendido como escravo e sua prisão subsequente no Egito.
Todas as várias causas foram adversas, resultando em muitas dificuldades para Yossef. Mas o resultado final – a ascensão de Yossef à grandeza e sua capacidade de fornecer sustento durante os anos de fome – certamente foi o melhor.
No entanto, é ainda melhor quando as causas também são transformadas em positivas, para que o fim seja alcançado por meios propícios.
Um exemplo desse tipo de transformação ocorreu com Bilam. H’shem poderia ter deixado Bilam amaldiçoar o povo de Israel e só mais tarde mudar suas maldições para bênçãos.
Mas, em vez disso, D’us “colocou um gancho na boca de Bilam”, enquanto o Midrash descreve o controle completo de D’us sobre os poderes de fala de Bilam. Apenas bênçãos saíram de sua boca. Assim, até os meios – as profecias de Bilam – eram favoráveis.
Portanto, devemos rezar para que nossos sonhos sejam completamente transformados para o bem. Como as “maldições” de Bilam, queremos que os fins e os meios sejam auspiciosos e benéficos.
Com base em Ein Eyah vol. II