Eu atraio ou D´us me concede? Como diz nos Tehilim (Salmos), “Quem confia em D’us, a bondade o cerca!” – “Feliz é o homem que confia em D’us!”, significa como que a confiança em D’us funciona, atraindo bondade livremente para aqueles que Nele confiam. Vocês sabiam que a base deste conceito, é totalmente judaico? A lei da atração coloca o ser humano no centro do universo, puxando todas as cordas. Você cria sua própria realidade. O otimismo judaico, por outro lado, baseia-se na fé, uma realidade superior, fundamentalmente beneficente.
O otimismo não cria nem atrai nada de novo, simplesmente puxa as persianas, abre as janelas e permite que a luz do dia brilhe sem distorção. Hashem é bom e existente, tudo o que acontece deve ser essencialmente bom. Os sábios do povo judeu eram sempre otimistas, enxergavam o lado bom das situações, independentemente de seus desafios pessoais.
Não existe uma realidade absoluta, pois, de acordo com a história de vida de cada pessoa, a realidade é distinta e única. E nós somos responsáveis por ela. Somente e exclusivamente você, quem decide como vai encarar a sua vida. Confiar em Hashem pode mudar tudo. Pense bem e será bom! Pode ser muito desafiador, especialmente quando as coisas estão indo bem. Existem dois tipos de confiança em D’us e seus respectivos benefícios.
Emunah (Fé), é o conhecimento de que tudo vem Dele, seja bom ou doloroso. Nenhum dano pode surgir se não fizer parte do plano Dele. Mesmo quando os problemas parecem inevitáveis, D’us pode facilmente me tirar – se Ele quiser. Serenidade é uma ferramenta indispensável. Desde que Ele está dirigindo o curso da minha vida, o que quer que aconteça deve ser.
Bitachon (Confiança), é mais profunda. É a certeza de que as coisas serão boas de uma maneira que eu possa percebê-las como boas: que D’us venha e resolva meu problema para minha satisfação. Isso é mais desafiador quando as chances de sucesso são pequenas. Mas confiança é a convicção de que as coisas vão dar certo para mim, de que serei poupado da dor e das dificuldades.
O Rabino Eliahu Hasky nos ensina e reforça que, utilizar de maneira adequada as três expressões da ama, são elas: pensamento, fala e ação, uma consequência irá acontecer. Mas, existe um combustível insubstituível, no qual, proporciona a força necessária, para atrairmos o que quisermos para nossa vida: A vontade! E é ela que conduz tudo.
A vontade é uma das maiores provas de quando estamos a alcançar algo. O grande sábio de abençoada memória Baal Shem Tov nos diz: “Nada pode contra a vontade de um ser humano”. “Onde está a vontade de um ser humano, ele se encontra”. A base e o segredo de tudo é a certeza e a vontade, que buscamos constantemente para nos impulsionar para grandes realizações.
Que neste novo ano, que está se iniciando, possamos nos despertar de forma plena, descobrindo a verdadeira razão pelo o qual, estamos nos auto sabotando, desenvolvendo o medo, nos impedindo de descobrir o incrível potencial, o máximo do bom que podemos alcançar! Lembre-se, que no Projeto Torah com você aprendemos que, tudo depende totalmente em acreditar, ter a certeza absoluta em Hashem! O segredo judaico sempre será a certeza da capacidade de D´us, apostar todas as fichas Nele.
Otimismo, pensamento, fala e ações positivas, são ferramentas que não tem como dar errado. A certeza só traz a bracha (benção). Olhar o lado positivo de tudo, encarar com mais alegria, confiando em Hashem e em si mesmo, alcançaremos o fantástico sucesso na vida! Que nossos decretos sejam doces como o mel para toda a eternidade! E nossos nomes sejam selados no livro da Vida!