Vemos na Torah, quando Avraham tinha a idade de 99 anos, H’shem apareceu para ele, anunciando a mitsvá [preceito Divino] da brit milah [circuncisão]. Como está escrito [Bereshit 17: 1-2]: “Eu sou D’us Todo-Poderoso. Ande diante de Mim e seja completo. Eu farei um pacto [brit] entre Mim e você.”
A pergunta é, quando foi a reação imediata de Avraham? Ele caiu literalmente com o rosto no chão. O Talmud Nedarim diz que quando Avraham ouviu D’us ordenar que ele “ande diante de Mim e seja completo”, todo o seu corpo começou a tremer. Avraham estava confuso e mortificado.
Ele estava diante do Todo-Poderoso – “Talvez haja algo impróprio em minhas ações?” – Mas Avraham se acalmou quando H’shem começou a ordenar que ele circuncidasse a si mesmo e a sua casa. Mas, por que Avraham ficou consolado ao ouvir que H’shem estava se referindo ao brit milah?
Nós percebemos o mundo exterior através de diversos insights. Isto obviamente, inclui os cinco sentidos físicos e nossos poderes de intelecto, bem como a razão. Mas é explicado que existe um portal adicional – a faculdade de profecia.
Não podemos verdadeiramente compreender este presente único, o produto de uma conexão oculta entre a alma e o corpo. Por esse motivo, a profecia, ao contrário da atividade intelectual pura, envolve os poderes da imaginação, do desejo e de outros aspectos mais básicos da mente.
Quando H’shem ordenou a Avraham: “Sê completo”, Avraham temia que lhe faltasse sua dedicação intelectual em servir a D’us. Isso seria uma falha pela qual um indivíduo justo como Abraão certamente seria responsabilizado. Mas quando Avraham ouviu que H’shem estava se referindo à mitzvá da circuncisão, suas preocupações foram colocadas em descanso. Brit milah serve para refinar a conexão especial entre corpo e alma.
Com esse presente, Avraham seria capaz de “andar diante de D’us”. A palavra hit’halech [andar] está no tempo reflexivo; Avraham seria capaz de “andar por si mesmo”, por assim dizer, e progredir por si mesmo, diante de D’us.
- Adaptado de Olat Re’iyah