Quem nunca esteve em um momento cercado de pensamentos, ideias, inseguranças, a ponto de em certo momentos sentir uma certa ansiedade, medo do futuro? Ainda mais nesse momento de pandemia, muitas pessoas me procuraram para saber como lidar com a ansiedade, como enfrentar os desafios nessa nova realidade, mundo, que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus?
Eis uma boa questão que com a entrega da Torah, da Biblia, não foi diferente! Nela, em meio a espera da volta de Moises o povo de Israel fez um bezerro de ouro. O que representa esse bezerro de ouro? Muitas coisas podem ser analisadas nesse episódio, mas gostaria de destacar uma sob o prisma psicológico, o bezerro pode ser visto como a ansiedade em si. Como assim Felipe? Nossa vida pode estar cercada de milagres, bênçãos, coisas boas, mas se ela está estabelecida por um único pilar, se este pilar é incerto, toda nossa estrutura balance-a, no caso do povo judeu, apesar de todos os milagres eles estavam muito fixados na imagem de Moises como salvador, sem eles não viam como se conectar com D’us, a ponto de fazerem um bezerro. Em nossas vidas, em meio ao desespero, muitas vezes nos fixamos a coisas, a rituais, manias, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), como forma de aliviar nosso mal estar interno.
Como lidar com essa ansiedade que nos sequestra? Existe cura para ansiedade? Eis uma boa questão para tratarmos em nossa sessão, mas de antemão já posso falar que da ansiedade não há cura, porque ela é uma emoção natural como o medo e a alegria, mas do transtorno de ansiedade é possível! E como é possível: essa semana recebi um depoimento muito bonito de um atendimento que fiz com uma pessoa que sofria de ansiedade no Descobrindo o Sentido, ela disse que não acreditava que a terapia poderia lhe ajudar, mas como vem ajudado é surpreendente.