Está escrito [Devarim Raba 11: 9]: “Uma alma pecadora deve necessariamente ser julgada e punida medida por medida”. Isto é para mostrar que o pecado é refletido em cima [esta é uma linguagem da Cabalá referindo-se a raiz da alma], e que o homem deveria por esta razão, ter grande receio em pecar.
Neste sentido, a transgressão leva a pessoa ao sofrimento [D’us não permita], como vemos na Gemará [Beitsa 32]: “Existem três cujas vidas não são vidas, e eles são os seguintes:[…] e aquele que cujo o corpo é governado pelo sofrimento”.
“Rabi Chiya disse: ‘Por que Noach, sendo ele um tzadik [um justo]. Não causou o banimento da morte deste mundo? Além de outros fatores aquém do que podemos explicar aqui, Noach por si só trouxe a morte para o mundo através de seu pecado [Noach de fato, era um justo em sua geração, como é sabido, “pequenos erros” para uma pessoa no seu nível é considerado por H’shem algo muito sério e grave], sobre qual está escrito, ‘E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda’ [Bereshit 9: 21]”
O que podemos aprender daqui? A direção ascendente do homem com o divino, pois como está escrito, “A Ti, ó H’shem, elevo minha alma”, o que significa que “[a pessoa] precisa fazer o esforço sério e determinado para se santificar novamente, e assim, trazendo para baixo [neste mundo] e para si próprio, a santidade de cima; somente assim poderá ter a possibilidade maravilhosa de se renovar e se santificar espiritualmente.
Ou seja, se tratando das coisas sagradas, deve se estabelecer um progresso contínuo ascendente e assim manter-se no caminho de retidão e virtude, através do seu derech H’shem [caminho de D’us].
Agindo desta forma, você, com a ajuda de D’us, estará sempre conectado com o Criador do mundo, conectado com a vida e em direção ao caminho único de retidão. Iluminando assim, não somente o seu caminho, mas dos demais que estão a sua volta.
Como Rabi Shimon disse [passionalmente]: ‘Quando orando, levanto minhas mãos para o alto… [i.e, ascendendo todo o seu ser em direção ao Criador do mundo, ascendendo o seu grau de consciência]’. Até aqui, Chazak U’Baruch.
– Com base em Chessed L’Avraham, Talmud Beitsa 32b, Parashat Noach.