7 Benefícios do Fruto Alfarroba

Esta chegando a tão famosa festa de Lag Baomer. Querem conhecer os beneficios do tão famoso fruto que alimentou o Rabi Shimon Bar Yochai e seu filho Elazar durante 12 anos?

A alfarroba é um fruto da alfarrobeira, que é um arbusto, e tem a mesma forma de uma vagem, possuindo em seu interior 8 a 12 sementes de cor marrom e sabor doce.

Esse fruto é rico em antioxidantes, principalmente polifenóis, e pode ser utilizado como alternativa ao cacau em pó ou chocolate, já que possui um sabor semelhante. Além disso, a alfarroba possui poucas calorias e é uma excelente fonte de fibras e vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio.

É possível encontrar a alfarroba em pó, goma ou creme em supermercados, lojas de produtos naturais ou lojas online, podendo ser misturada no leite ou acrescentada a receitas tradicionalmente feitas com chocolate como biscoitos e bolos. Além disso, também existem produtos industrializados de alfarroba como barrinhas de cereais e geleias, por exemplo.

Além de poder ser utilizada como substituto do chocolate, a alfarroba pode trazer alguns benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Melhora a saúde gastrointestinal

Devido ao fato de conter fibras e taninos, a alfarroba ajuda a melhorar o funcionamento do intestino ao diminuir as diarreias, melhorar a acidez, evitar a acidez, diminuir os vômitos e manter a saúde da microbiota intestinal.

Além disso, a alfarroba possui ação antirrefluxo e, por isso, é um bom ingrediente para ser usado nas fórmulas infantis.

2. Controle do colesterol

A alfarroba é rica em antioxidantes, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, o LDL, e triglicerídeos e, assim, promove a prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, por exemplo, já que os antioxidantes previnem a deposição das gorduras nas artérias e a diminuição da absorção de gordura pelo organismo.

3. Controle da diabetes

Por ser rica em fibras, como a pectina, é possível evitar picos glicêmicos e diminuir a quantidade de açúcar circulante no organismo. Além disso, quando os alimentos são enriquecidos com alfarroba, é possível haver diminuição do seu índice glicêmico, o que também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

4. Promove a saúde dos ossos

A alfarroba é rica em cálcio e magnésio, o que ajuda a melhorar a densidade óssea e, consequentemente, fortalecendo ossos e dentes, por exemplo, e prevenindo fraturas e osteoporose.

5. Favorece a perda de peso

A alfarroba possui poucas calorias, é rica fibras e possui possui teor de gordura, por isso, quando faz parte de uma alimentação saudável e equilibrada, pode favorecer o aumento da sensação de saciedade, favorecendo a perda de peso.

6. Pode melhorar a qualidade do sono

Por não conter cafeína e ter sabor doce, a alfarroba pode ser utilizada como substituto do chocolate ou do cacau, podendo ser consumida à noite sem que haja interferência na qualidade do sono, no caso de pessoas sensíveis à cafeína.

7. Pode ter ação anticancerígena

Por ser rica em antioxidantes, a alfarroba poderia proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, além de exercer ação anti-inflamatória, o que poderia ajudar na prevenção do câncer. No entanto, mais estudos são necessários para que esse efeito da alfarroba possa ser confirmado.


Sem dúvida depois de conhecer todos os beneficios deste fruto tão potente e nutritivo conseguimos entender como que o Rabi Shimon Bar Yochai e seu filho conseguiriam sobreviver milagrosamente se alimentando somente deste alimento.

Ajuda?

o que você está procurando?